Magic the Gathering
Esse jogo de cartas que é como entrar em um mundo paralelo de fantasia, como um portal mágico onde somos transportados para 5 ambientes diferentes, sendo eles as planícies onde temos manas brancas e podemos invocar criaturas que representam a ordem, proteção e cura. Geralmente tem o poder de dar mais vida as criaturas.
Enquanto a mana azul "considerada a chata do jogo" retira seu poder das ilhas e representa o controle da água e do ar., a ilusão e astúcia, pode controlar o jogo através das magias de anulação, retornar cartas pro baralho e pode comprar mais cartas durante o jogo, desse modo, é possível fazer até mesmo pressão psicológica nos oponentes e com paciência e estratégia pode manipular o jogo ao seu favor.
Retirando o poder dos pântanos temos a mana preta, representa as trevas e o poder a qualquer preço. É a cor das cartas de destaque e reutilizar essas cartas do cemitério, além de destruir criaturas dos oponentes. A habilidade de amedrontar presente na magia negra é autodestrutiva, então para ganhar ele deve vencer o oponente de forma rápida utilizando todos os artifícios que as trevas podem oferecer.
Mana vermelha retira o poder das montanhas e representa a impulsividade, o fogo, liberdade e caos. É a cor mais rica em dano direto, possui criaturas com ímpeto (que podem ser invocadas e já atacar.) e é a cor mais agressiva da natureza. O ponto fraco deles é a defesa, por ser principalmente utilizado para ataque as criaturas tem mais dano que defesa... Por fim temos o meu favorito,, o deck verde que retira o poder das florestas, representa a natureza. Possui a grande vantagem de crescimento desenfreado e força bruta. Além dos característicos elfos, temos trolls e hidras como características da cor. Há aceleradores de mana são sedutoras aos magos que visam aumentar seu poder. É uma magia mais lenta que a vermelha, pois nos primeiros turnos não se tem o ímpeto, mas bem usado pode transformar pequenas criaturas em monstros poderosos.
Assim, dependendo qual seu objetivo o deck pode auxiliar a conquistá-lo. Uma forma interessante de jogar magic é em grupos que possuem todas as cores...a partida se torna maior e com mais imprevistos.
Geralmente iniciamos o jogo com 20 pontos e conforme as jogas essa "vida" vai diminuindo ou se mantém.
é um jogo que possibilita a invenção de histórias e mais ainda a formulação de estratégias, pois conforme a escolha dos seus terrenos suas criaturas são definidas e com elas é que temos as batalhas.