RPG> Tormenta> Manual das Raças!!
Nesse texto vou falar um pouquinho de um assunto pelo qual sou fascinada que é RPG! Para isso eu escolhi apresentar um dos livros: " O Manual das Raças" do jogo brasileiro Tormenta. Este jogo que está se popularizando no Brasil se passa no mundo de Arton e se baseia nas regras originais do jogo Dungeons & Dragons. Para conhecermos mais sobre esse universo nada melhor que conhecermos os donos da história não é?
Com sua inesgotável energia, determinação e ambição os Humanos reinam absolutos em Arton.
Foram criados pela deusa Valkaria sendo que nesta raça encontramos heróis e terríveis vilões. Nada é estranho aos humanos, sempre estão na busca por superar seus limites e por isso habitam toda Arton.
Com a aparência similar a dos humanos, encontramos os Lefou. É o povo da Tormenta., os meio demônios da Tormenta. A criança se parece com a raça dos pais no entanto com algum "defeito", olhos sangrentos, crostas vermelhas dentre outras características. Há muitas teorias para o surgimento dos Lefou de castigo dos deuses à nascer perto da área atingida pela Tormenta, mas o que sabe-se é que esta raça não gosta da solidão e estão sempre em busca por respostas. Esta raça que está entre os monstros possui muitas habilidades sendo uma delas visão noturna.
Uma raça que ficou muito conhecida por serem os protagonistas de O Hobbit são os Anões. Eles que são desconfiados, rabugentos e teimosos também são justos, verdadeiros e honrados. Os anões que possuem a maior extensão territorial de Arton habitam o reino subterrâneo de Doherimm. Não gostam muito de aventureiros mas são motivados a se aventurar por: ganância, dever ou exílio.
Outra raça que foi retratada no cinema foi a dos Elfos. Estas criaturas graciosas foram uma das primeiras raças criada pelos Deuses assim sabe-se pouco sobre sua origem. São orgulhosos e por falta de alianças foram derrotados pelos goblinoides que tomaram sua cidade Lenórienn a rebatizando de Rarnaakk; além deste terrível acontecimento a Deusa dos Elfos Glórienn acabou se tornou escrava do Deus da Força. Então nesta raça temos diversas personalidades; cada elfo lida com sua perda de um modo, alguns com ressentimento, alguns com esperança... mas o que sabemos é que elfos são seres de espírito livre seguem seus próprios desejos.
O atual líder do Panteão, ou seja, os deuses são eles mesmos, os Minotauros. Sua raça guerreira e orgulhosa venera a força física. Uma característica dessa raça é que só tem homens, assim eles se relacionam com humanas, Elfas ou Qareen, e quando nasce menina ela herda a raça da mãe no entanto se nasce um homem ele é Minotauro. Apesar de acreditarem que fortes devem governar os fracos, eles são honrados e leais.
Os filhos de Tauron possuem uma arma natural: os chifres!
Falando em força, temos os monstruosos, violentos e estúpidos Orcs. São o povo humanoide mais selvagem e primitivo de Arton. Eles são liderados por um rei que conquista o posto pela selvageria, eles possuem uma linguagem própria assim é difícil de comunicar com outras raças. Uma curiosidade é que os Orcs tem mais medo e ódio do que respeito pelos deuses e por isso sua tendência é caótica.
Por outro lado há raças tão delicadas, mas tão delicadas *_* como
as Sprites! Essas criaturas mágicas conhecidas como fadas são curiosas e bem-humoradas, viviam nos ermos mas hoje habitam toda Arton. São fascinadas por pessoas, adoram festas e música. São muito sociáveis e sua principal divindade é a Wynna a Deusa da Magia. Para fadas nada é impossível!
Para completar missões da Deusa da Magia os Qareen são enviados a Arton, são meio-gênios descendentes de humanos e seres mágicos. Sua aparência se assemelha a de humanos e para identificá-los estes possuem uma grande tatuagem em alguma parte do corpo, chamada de "Marca de Wynna". Costumam ser irritantes por se acharem especiais mas são bons companheiros, gostam dos elfos e evitam os anões. Sua principal razão para entrar em uma aventura é poder ajudar pessoas.
Falou em ajuda? Não tem como não pensar neles... Os Aggelus! São seres celestiais, anjos. São o meio termo entre seres celestiais verdadeiros e artonianos comuns. Possuem um olha tranquilizador são seres de sabedoria. São criaturas belas e que desde cedo sabem que são especiais, assim possuem a tendência à procurar aventuras.
Se tem anjos tem demônios. E eles são vistos com mais frequência que os seres celestiais em Arton. Os Sulfure têm diversos objetivos: desde
corromper a alma dos mortais à desfrutar dos prazeres terrenos, para vencer tal missão eles se disfarçam de humanos ou até mesmo de anjos... quando nascem muitos deles são abandonados por suas famílias pois carregam a maldade no sangue; mas como toda criança ele nasce puro e com muito amor, mas muito mesmo, podem chegar a se tornar heróis! No geral são sarcásticos e tendem a ferir os sentimentos de quem estiver perto. As "crias do inferno" são rejeitadas pela sociedade por isso possuem uma vida de batalhas e têm aptidão a magia, muitos Sulfures tornam-se monges.
Outra criatura malvada é a Medusa, esta que é uma mulher bela seduz suas vítimas para o jardim e as petrifica. Elas têm como parceiros os anões que as chamam de sereias das profundezas. As Meduzas são apreciadoras das artes e preferem a companhia das estátuas à de seres vivos por isso não são aventureiras. São monstros e possuem a lealdade maligna.
Arton está cheia de monstros; uma raça extremamente arrogante e prepotente são os Finntroll, mais conhecidos como Trolls Nobres. sua aparência lembra a de um vampiro, pele clara, cabelos lisos e negros e sangue escuro. Seus escravos são maltratados, eles odeiam todas as criaturas e por isso falam um idioma próprio e assim como as meduzas não tem desejo por aventuras.
Enquanto essas criaturas não sociáveis são pouco vistas em Arton, há
criaturas que estão por todas as partes como os Goblins! Que ninguém confia neles é fato, mas sempre é necessário alguém para fazer o trabalho sujo. Goblins não tem amor- próprio e são capaz de qualquer coisa para sobreviver, eles temem a magia, acham-na misteriosa e assim preferem construir engenhocas para resolver seus problemas., estes pequenos seres não gostam muito de se aventurar mas preferem isso a serem caçados, geralmente são ladinos
pois seu tamanho e destreza faz com que seja fácil se tornar ladrão.
Outra criatura muito pequena é o Halfling, amante do conforto e pouco ambicioso para ficarem felizes só precisam de boa comida, roupas macias e toucas tocas aconchegantes. Eles habitam Hongari "A Terra da Felicidade" sendo uma terra tão importante, eles temem a invasão de intrusos. Assim como os Goblins por serem pequenos e rápidos os Halflings geralmente são ladinos. São criaturas simpáticas e queridas por quase todos os povos, pois sempre anseiam em ver os outros felizes. E como não poderia ser? Sua raça foi criada pelo Deus brincalhão Hyninn.
Muitas dessas criaturas saíram do papel e ganharam vida através do cinema, mas o mais interessante do RPG é que podemos ser os personagens de uma história, assim nós que não somos atores podemos viver nesse mundo mágico e
jogar o dado para trazer um pouco de fantasia a nossa realidade.